escolioseportugal.com

Tratamento Conservador da Escoliose

Somos o primeiro centro de tratamento específico para a Escoliose em Portugal, com base nas melhores evidências científicas e diretrizes da SOSORT (Órgão Mundial de Pesquisa da Escoliose). O nosso objetivo é reduzir a progressão da curva, melhorar a postura, a qualidade de vida e evitar a necessidade de cirurgia, oferecendo um tratamento especializado e humanizado.

Abordagem Baseada em Evidências Científicas

O tratamento conservador é personalizado para cada paciente e avaliado conforme o ângulo da curva (Cobb), dividindo-se em:

  1. Curvas de 10° a 25°:
    • Tratamento focado em exercícios específicos para autocorreção ativa e tridimensional, estabilização e educação postural.
  2. Curvas de 25° a 45°:
    • Combinação de exercícios específicos e uso de colete em crianças e adolescentes (em fase de crescimento), promovendo correção e prevenindo a progressão.
  3. Curvas acima de 45°/50°:
    • Indicação de cirurgia em casos de dor, limitação funcional ou comprometimento cardio pulmonar; os exercícios específicos devem ser usados como apoio pré e pós-cirúrgico.

Benefícios do Tratamento

O nosso programa trabalha:

  • Correção tridimensional da deformidade.
  • Melhorias no alinhamento postural.
  • Treinamento para atividades da vida diária e controle motor.
  • Melhora de equilíbrio e funcionalidade.

Equipa Multidisciplinar

No Escoliose Portugal, contamos com uma equipa formada por Fisioterapeutas, Psicólogos e Ortesistas, integrando todas as etapas do tratamento num só local. O nosso compromisso não é apenas tratar a escoliose, mas também cuidar do bem-estar emocional e social dos nossos pacientes.

Perguntas Frequentes

A escoliose é uma condição médica caracterizada pela deformidade tridimensional da coluna vertebral. A alteração mais comum de ser reconhecida é uma curvatura anormal da coluna geralmente em forma de “S” ou “C” com ângulo de COBB maior que 10 graus. Essa curvatura pode ocorrer em qualquer parte da coluna, é mais comum na região torácica (parte superior das costas) ou lombar (parte inferior das costas). Além da curvatura, a escoliose provoca uma rotação das vértebras e alteração das curvas fisiológicas da coluna.

Sim, muitos casos de escoliose podem ser tratados sem cirurgia, principalmente quando identificados precocemente. O tratamento conservador inclui fisioterapia com exercícios específicos e em alguns casos, o uso de coletes para controlar a progressão da curva.

A duração do tratamento varia de acordo com a fase em que o paciente se encontra, na escoliose infantil o tratamento vai até o final do período de crescimento. Na escoliose do adulto a duração do tratamento varia de acordo com o objetivo e com a resposta individual de cada caso.

Escreva aqui
Escoliose Portugal
Bem-vindo/a ao Escoliose Portugal
Precisa de ajuda?
Indique-nos as suas dúvidas que responderemos com a maior brevidade possível.
Obrigado.

Equipa Escoliose Portugal