Perguntas Frequentes
A escoliose é uma condição médica caracterizada pela deformidade tridimensional da coluna vertebral. A alteração mais comum de ser reconhecida é uma curvatura anormal da coluna geralmente em forma de “S” ou “C” com ângulo de COBB maior que 10 graus. Essa curvatura pode ocorrer em qualquer parte da coluna, é mais comum na região torácica (parte superior das costas) ou lombar (parte inferior das costas). Além da curvatura, a escoliose provoca uma rotação das vértebras e alteração das curvas fisiológicas da coluna.
Sim, muitos casos de escoliose podem ser tratados sem cirurgia, principalmente quando identificados precocemente. O tratamento conservador inclui fisioterapia com exercícios específicos e em alguns casos, o uso de coletes para controlar a progressão da curva.
A duração do tratamento varia de acordo com a fase em que o paciente se encontra, na escoliose infantil o tratamento vai até o final do período de crescimento. Na escoliose do adulto a duração do tratamento varia de acordo com o objetivo e com a resposta individual de cada caso.